Publicado abril 29, 2022

Apesar do título sugerir uma disputa entre as modalidades, a verdade é que elas podem funcionar muito bem como práticas complementares. Tanto a escalada quanto o crossfit são capazes de trabalhar uma grande variedade de músculos do corpo e desenvolver uma série de habilidades que melhoram a performance dos praticantes de ambos.

Questões como força, resistência, coordenação, flexibilidade, potência, velocidade e estamina são valiosas para um escalador, e há diferentes exercícios e séries dentro do crossfit que podem aprimorar essas capacidades. E é possível alinhar as práticas e os resultados com o acompanhamento de instrutores(as) profissionais – que, aliás, são essenciais para experiências seguras em ambos os esportes, especialmente para quem está começando.

Uma sugestão para quem quer frequentar um box de crossfit com objetivos de desenvolvimento das capacidades físicas para melhorar na escalada é conversar com os instrutores sobre exercícios específicos para isso. A auto-observação para saber quais suas principais dificuldades ao escalar também podem ser mencionadas nessa conversa, para que o instrutor ou instrutora saiba orientar sobre as sequências mais eficientes para potencializar a performance de escaladores.

Já nas academias de escalada, a galera que vai do crossfit também só tem a ganhar com os treinamentos, que também trabalham força, resistência, reflexos e várias outras competências físicas e mentais.

Em alguns momentos as duas práticas até se convergem, como em uma atividade específica do Crossfit que lembra o objetivo da escalada de subir a algum ponto, apesar de exigir pegadas e movimentos diferentes: o rope climb. Quem já pratica escaladas e está habituado com as cordas, pode chegar a ter mais facilidade nas técnicas e dinâmicas desse exercício.

Práticas paralelas de musculação também podem ser valiosas para a performance de praticantes de escalada e de crossfit, sendo uma terceira atividade física interessante nesse sentido.

Escalada e Crossfit, cada qual com seu estilo, mas sempre com os resultados benéficos que a prática de esportes físicos oferecem às pessoas.

Comentários 0

Esses artigos também podem te interessar: