Publicado maio 20, 2022

Ao contrário do que possa parecer, a escalada não é só questão de força. Por ser um esporte que não temos tanto contato no dia a dia, acabamos por achar que o esporte é o que vemos em competições e programas de aventuras, mas como em toda prática esportiva, você começa com desafios menores e bastante prática para chegar em níveis mais avançados. 

Assim como você não começa uma arte marcial lutando contra um faixa preta ou começa a aprender a andar de skate dando 360º na rampa, você vai começar a escalar aprendendo o básico: posicionamento do corpo, posições de pé e posições de mão. A partir dos fundamentos básicos, você começa a enfrentar os primeiros desafios. Na escalada indoor você vai ter diversos níveis diferentes de layout de muro para escolher o que bate com o seu nível técnico. 

Em termos de força, é importante você desenvolver a força dos membros, principalmente braços, e força nos dedos. Em desafios menores você vai ter muitos pontos de contato que irão te ajudar a passar para o próximo passo do desafio, pois você usará as pernas e os braços para te dar impulso. Em desafios maiores, você não vai ter sempre todos os pontos de contato com o muro, precisando gerar o mesmo impulso, mas com apenas um braço e as pernas, ou apenas um braço e uma perna. 

É importante lembrar que a sua força vai aumentando junto com a prática, não é necessário ser capaz de fazer trocentos pull ups para pensar em começar a escalar. No fim das contas, o mais importante é conseguir manter a concentração e ser capaz de bolar boas estratégias dentro das suas capacidades. De desafio em desafio você irá desenvolver a sua técnica e a sua força para poder buscar layouts de muro cada vez mais complicados.

Comentários 0

Esses artigos também podem te interessar: