Publicado agosto 8, 2022

Quando se fala em prática de atividade física regular, seja para melhorar a saúde ou por motivos estéticos, muita gente já pensa logo na academia e nos exercícios de musculação e aeróbicos praticados neste espaço.

Mas existem outras atividades que podem ser tão ou mais completas para o desenvolvimento físico, e até mais divertidas do que as séries feitas em academia. A escalada é uma dessas atividades.

Benefícios físicos

Para quem busca emagrecer, por exemplo, a escalada é uma prática com alta perda calórica, podendo chegar até a uma média de 700 calorias por hora de atividade, a depender da intensidade dos exercícios.

Já para quem busca definição dos músculos, praticar as subidas em muros de escalada é uma excelente forma de tonificar diferentes grupos de músculos, tanto superiores quanto inferiores e centrais, pois todos os membros são utilizados nesta dinâmica. Sendo assim a escalada um esporte, e também um exercício, que trabalha o corpo inteiro de forma muito completa

Benefícios mentais

Para algumas pessoas, ir a academia pode ser um grande tédio, devido a tantas repetições nas séries. Nesse ponto a escalada oferece outras vantagens, pois é uma atividade com muito dinamismo, e que também oferece desafios que estimulam a mente do praticante e podem ser muito mais divertidos do que as opções da academia. Além de ser um esporte que trabalha a concentração e o foco, habilidades que podem ser aproveitadas fora do ginásio, em outras áreas da vida.

Mas se puder, fique com os dois

Para quem tem disposição de sobra e ainda está na dúvida para escolher entre academia ou escalada, a melhor opção é: ambos! Afinal, tudo o que se trabalha na academia para desenvolver condicionamento físico certamente será bem aproveitado na escalada, e isso possibilitará que o escalador alcance melhores resultados tendo antecipado o fortalecimento e a resistência física com exercícios nos aparelhos e séries da academia.

Lembrando de sempre procurar profissionais especializados, seja na escalada ou na academia, para obter orientações corretas.

Comentários 0

Esses artigos também podem te interessar: