Publicado julho 4, 2022

A escalada é um esporte com distintas modalidades, e uma das que mais cresce atualmente entre as pessoas que buscam essa atividade física é o Boulder, especialmente o indoor. Ela também é chamada de “escalada de bloco” por algumas pessoas.

Vamos tentar descobrir o por quê observando algumas informações sobre essa vertente da escalada:

1 – Paredões menores

As paredes para escalada do tipo Boulder em ambientes fechados (indoor) são fabricadas e não passam dos quatro metros de altura. Para quem não gosta muito de altura – ou tem medo mesmo – pode ser uma boa forma de começar a escalar sem muita tensão. 

2 – Menos equipamentos

Por ter muros mais baixos, o Boulder indoor possibilita a prática da escalada sem cordas e cadeirinhas de segurança. Logo, requer apenas equipamentos básicos para todo escalador: sapatilhas próprias para escalada e magnésio para que as mãos não deslizem facilmente nas agarras. Vale lembrar das roupas confortáveis que possibilitem total mobilidade do corpo, válido para todas as modalidades.

3 – Proteção contra impacto no solo

As cordas, em outras modalidades da escalada, servem para evitar que o escalador vá de encontro ao chão caso escorregue ou não sustente algum movimento. Mas na ausência delas no Boulder, ainda há segurança: são colocados colchões, também conhecidos por “crashpads”, para aparar possíveis quedas.

4 – Rotas fixas
O escalador é livre para escolher como quer escalar cada muro, mas é normal que haja rotas específicas a serem percorridas no Boulder. À medida que se pratica nessas rotas, ganha-se mais agilidade e confiança.

5 – Alta intensidade física
O fato dos muros Boulder serem menores não quer dizer que isso torne mais fácil a escalada. As subidas no Boulder costumam ser mais explosivas, de curta duração mas alta intensidade, ou seja, um excelente trabalho físico. 

Com todas essas características, pode ser uma boa pedida começar a experimentar a escalada pela modalidade Boulder.

Categories: escalada indoor / esporte
Comentários 0

Esses artigos também podem te interessar: