Publicado setembro 30, 2022

Você pensa que a prática da escalada só requer força? Está muito enganado! A escalada é principalmente um esporte que trabalha muito a concentração, atenção o psicológico e a estratégia. Quando você estiver escalando o muro há algumas coisas que você precisa ficar ligado durante a prática do exercício. Separamos 3 dicas importantes para você.

1- Pense sem medo de errar.

Já ouviu falar que a hesitação resulta na falha? Pois é, um psicológico muito receoso não consegue ser compensado com a força bruta. Planeje um caminho a seguir, se precisar mudar de estratégia,  procure o caminho mais lógico e utilize da concentração e observação para conquistar o muro.

2- Força x auto-conhecimento

A melhor solução às vezes não depende da força, um bom praticante de escalada sabe as limitações que tem, sua força motora e o seu alcance. Pense nos seus apoios e como você pode dar o próximo passo com firmeza e sem extrapolar. Ultrapassar os seus limites, significa desequilíbrio, por isso é fundamental conhecer bem os seus limites motores.

3- Faça no seu tempo

É fundamental saber descansar. A escalada pode ser um esporte desgastante tanto fisicamente quanto mentalmente. Lembre-se, não importa a modalidade de escalada que você pratica, planejar e analisar são sempre fundamentais. Se precisa de um tempo antes de avançar, tire-o e volte quando estiver seguro e concentrado.

4- Resumindo

Você pode pensar que essas dicas só valem para o outdoor, mas mesmo os trajetos mais curtos da escalada indoor requerem auto-conhecimento, estratégia e concentração. Sem eles, você vai precisar de toda a sua força para não cair no acolchoado. Escalada não é apenas força física, mas também força mental e poder de observação.

Agora, na próxima vez que estiver praticando em algum muro, lembre-se dessas dicas e você se sairá muito bem no seu exercício.

Comentários 0

Esses artigos também podem te interessar: