Publicado setembro 23, 2022

A escalada é muitas vezes enxergada como um esporte que te leva aos limites. Essa visão acaba afastando muitas pessoas que querem começar a praticar a escalada como uma maneira de se divertir e de fazer um treinamento físico. Na verdade, a escalada consegue ser bastante democrática, não importa se você é sedentário, uma criança, ou mais velho. A regra número é: adaptação!

Escalada para adultos

Geralmente, os adultos possuem uma maior visão espacial e conhecimento de suas capacidades motoras. Para o adulto, o principal é aprender a tomar as decisões corretas, confiar nos seus apoios e evitar movimentos que pode forçar demais o seu corpo e gerar futuras dores. 

Na escalada indoor, estamos em um ambiente seguro e controlado. Então, independentemente da sua capacidade física, o muro pode ter diferentes layouts para ajudar no treinamento. Dessa forma, o muro sempre se adaptará para prover um desafio dentro da capacidade de qualquer um.

Escalada para crianças

Na escalada infantil, as crianças ainda estão desenvolvendo tanto o aspecto físico quanto o aspecto mental. Para isso é fundamental que elas saibam conhecer as suas próprias limitações e promover o desenvolvimento da sua capacidade analítica. 

Por estarem em fase de desenvolvimento, é comum que elas não se sintam seguras do seu alcance e de sua capacidade, e isso é um aspecto que o professor deve trabalhar com a turma.

A escalada infantil também é bastante segura. Se feita em boulder, a altura do layout pode variar conforme a capacidade de cada crianças, principalmente pras iniciantes que ainda não sabem como cair no colchão da maneira correta

Recado para quem quer começar a treinar escalada

Não ache que você precise ser o atleta para começar a praticar a escalada, há pessoas de todas as idades e condições físicas praticando. Ninguém acha que não pode jogar futebol por que não é que nem um atleta profissional, você está lá para treinar, se divertir e evoluir. 

Comentários 0

Esses artigos também podem te interessar: