Publicado julho 25, 2022

Você sabia que o ato de escalar movimenta cerca de 29 músculos, localizados tanto nos membros superiores quanto nos membros inferiores? Pois é, a escalada é considerada um esporte bem completo e um excelente exercício no que diz respeito ao desenvolvimento do condicionamento físico de quem pratica.

Entenda como a escalada pode ajudar em quatro aspectos importantes do condicionamento físico: resistência, força, flexibilidade e consciência corporal.

Força

Ao olhar alguém escalando, conseguimos compreender que é uma prática que demanda investimento de força quase o tempo todo, para pisar, segurar, se elevar e etc ao longo do caminho. Isso faz com que você utilize tudo: braços e antebraços, panturrilhas e coxas, abdômen e até glúteos. E ative fibras musculares que nem sempre são utilizadas em outros esportes. Adeptos da musculação se beneficiam muito desse esporte.

Resistência

Ao estimular as fibras musculares regularmente, percebe-se aumento da força e da resistência física. As subidas também demandam fôlego, outro fator que desenvolve a resistência do organismo para atividades físicas.

Flexibilidade

Um bom alongamento ajuda em muitos esportes, e na escalada não é diferente. 

Ao alongar, além de preparar os músculos para a atividade, é possível obter melhoria na amplitude dos movimentos, o que vai ajudar a se desenvolver melhor nas rotas de subida da escalada.

Consciência corporal

Essa é uma capacidade que uma pessoa tem de conhecer o próprio corpo, e aprender a movimentá-lo de acordo com a demanda de cada atividade, executando os movimentos requeridos da melhor maneira. A escalada demanda o uso dos membros superiores e inferiores simultaneamente, o que pode ser desafiador para algumas pessoas no início, mas que quando compreendido e desenvolvido, pode possibilitar levar a consciência corporal para além das paredes de escalada.

Comentários 0

Esses artigos também podem te interessar: