Publicado maio 30, 2022

A escalada é um esporte versátil, que oferece opções de prática para pessoas de distintos gostos. As diferenças vão além do que o nome indoor (interno) ou outdoor (externo/ao ar livre) sugerem sobre as possibilidades de espaços para escalar. Há também distinções nas formas de escalar nesses espaços e até no nível de segurança envolvido. Veja algumas delas.

Parede artificial x Parede natural 

A escalada indoor é praticada em ambientes fechados e com paredes de madeira ou concreto projetadas por quem tem experiência no esporte. Além da proteção contra fatores externos, como intempéries desfavoráveis, que a modalidade indoor oferece, as paredes podem ter sua configuração de garras mudada a qualquer momento,o que possibilita aos praticantes acessar novos layouts e novos desafios com facilidade.

Já na escalada outdoor, a prática acontece em muros encontrados na natureza, que foram avaliados também por escaladores experientes quanto às suas possibilidades de subida com segurança.Os praticantes, no entanto, ficam dependendo das condições climáticas para escalar essas paredes naturais sem riscos.

Boulder x Solo 

Essas são duas modalidades de escalada sem equipamentos de segurança, onde o escalador conta apenas com suas habilidades. A Boulder é como essa modalidade é chamada na prática indoor, e Solo é forma como é conhecida na escalada outdoor.

Como o ambiente indoor visa oferecer o máximo de segurança possível aos praticantes, é comum que a Boulder seja praticada em muros de até quatro metros de altura e com colchão no chão, enquanto no Solo do outdoor não há limite delimitado do tamanho do paredão onde é praticado.

Lead x Livre

Diferente das citadas anteriormente, essas já oferecem mais segurança aos escaladores, com o uso de equipamentos como cordas, cadeirinhas e mosquetões que impedem que o praticante caia no chão caso escorregue durante a subida. 

No lead, os muros podem ir até 25 metros e as agarras alcançadas pelo escalador valem pontos, que são somados ao longo da subida. Já no livre, o escalador conta apenas com as reentrâncias da rocha para se segurar, e não há pontuação, apenas o objetivo de chegar até o topo do muro.

Comentários 0

Esses artigos também podem te interessar: