Publicado julho 11, 2022

A escalada é um esporte que tem uma série de equipamentos complementares à sua prática. Alguns deles nem sempre são necessários, como na modalidade Boulder, em que o escalador não utiliza cordas ou acessórios. Mas há um equipamento que é fundamental para qualquer estilo de escalada: a sapatilha.

Escolher uma sapatilha para escalada é diferente de escolher qualquer outro tipo de calçado. Nesse esporte os pés são fundamentais para a execução das subidas com segurança, e o calçado precisa ser adequado para adaptá-los tanto à superfície do muro quanto aos movimentos requeridos na escalada, e oferecer o máximo de estabilidade e precisão. 


Atenção aos seguintes pontos na hora de adquirir sua sapatilha, para acertar de primeira e não correr riscos, pois praticar escalada com calçado inadequado pode provocar acidentes.

A escolha da sapatilha ideal para você vai depender de fatores como:

  • Que tipo de paredes vai escalar (indoor ou outdoor)
  • Tamanho dos seus pés


Entenda cada um deles:

Tipo de paredes

Em geral, o solado da sapatilha deve ser liso. Se for escalar em academia ou ginásio (indoor), escolha sapatilhas com o solado mais rígido. Caso vá praticar na natureza, em rochas, priorize solados menos uniformes e que tenham mais borracha na parte interna.


Tamanho dos pés e ajuste a eles


Sapatilhas de escalada não são exatamente confortáveis, pois os dedos precisam estar levemente dobrados para se movimentarem de forma mais segura nas agarras durante a subida. Para dar esse efeito, é recomendado escolher um número menor do que a numeração que você usa como referência para comprar tênis e outros calçados. Se puder experimentar, garanta que a sapatilha fique bem justa e sem  

espaços onde os pés possam deslizar.


Outras características a se observar:

Amarração


A amarração também contribui para o ajuste e estabilidade das sapatilhas nos pés. As mais comuns são: cadarço, velcro e elástico (sliper). A primeira é uma das melhores para esses objetivos, pois o cadarço pode ser amarrado de forma bem justa. O velcro é mais prático, porém pode perder sua pressão com o tempo, assim como o elástico, que também pode lacear com mais facilidade.
Materiais

Cada material oferece um tipo de vantagem, mas também desvantagens ao longo do uso.
O couro, por exemplo, se molda facilmente ao pé com o uso, trazendo um pouco mais conforto. Mas pode acabar ficando mais folgado com muito uso, e com um cheiro desagradável por não oferecer ventilação.
Já o neoprene não retém umidade e também se adapta bem ao formato do pé, mas tem pouca rigidez e não protege o pé do escalador
Outros materiais sintéticos, como camurça, elastano e poliuretano, ficam firmes e sem lacear no pé por muito tempo, logo são mais duráveis. Mas não são respiráveis. 

Comentários 0

Esses artigos também podem te interessar: