A escalada é um esporte interessante e atrativo. Quando vemos...
Read More
Muitos se preocupam se é realmente seguro praticar escalada. Por ser um esporte com poucas locais para praticar, acabamos criando algumas inverdades na nossa cabeça. Nesse artigo buscamos desmistificar algumas frases que podem já ter passado pela sua cabeça.
Primeiramente, o tamanho do muro vai influenciar bastante nas medidas de segurança utilizadas. A escalada indoor pode ser praticada em muros pequenos de até 4 metros e meio ou maiores de 15 metros. Você já deve ter visto aqueles muros enormes e pensado que toda escalada indoor é feito neles, mas os muros pequenos dão mais opções de desafios e misturam mais os seus formatos, não sendo tudo muito plano.
Muros Baixos
Os muros baixos não precisam do uso de corda já que a altura não é muito grande. Essa modalidade é chamada de bouldering e logo embaixo do muro há colchões para aparar a sua queda. É importante saber cair corretamente no colchão, cair com a perna espichada, por mais que seja em algo alcochoado, pode gerar muito estresse no joelho.
O bouldering é bastante seguro e não necessita de muito equipamento e preparação para começar a escalar.
Muros Altos
Entre os muros altos há diversas formas diferentes de manter a segurança na prática desse esporte. Assim como no bouldering, você também vai ter colchões para te proteger de qualquer queda no início da escalada. Conforme você vai subindo ai temos alguns equipamentos diferentes. Na escalada indoor desses muros altos você pode subir o muro sozinho ou guiado e usando top rope ou os mosquetões.
Subindo sozinho
Conforme você vai subindo, você irá passar a corda pelos mosquetões que se encontram no muro. Caso você se solte, você só irá cair até o seu último mosquetão, já que o sistema de segurança irá travar automaticamente a corda. Ou seja, você não precisa se preocupar em ter um pensamento ligeiro para travar qualquer coisa, ele já é feito automaticamente. A partir daí você escolhe se irá voltar pro muro ou descer até o chão.
Subindo guiado.
Nesse caso você terá um instrutor no chão que irá te dar a corda aos poucos, ele é muito parecido com quando você sobe sozinho, mas nesse caso, é o equipamento do instrutor que irá fazer a trava da corda. O escalador ainda terá que passar a corda pelos mosquetões enquanto sobe, ele só está dividindo os equipamentos com o instrutor.
Top Rope
Ela pode ser tanto solo quanto guiado. O top rope só significa que ao invés de ter que passar a corda pelos mosquetões enquanto sobe, ela já está presa no alto do muro. Dessa forma a corda vem de cima pra baixo e ao cair o equipamento irá travar a corda como no caso dos mosquetões.
Esses artigos também podem te interessar:
Escalada Indoor e Outdoor – saiba as diferenças
escalada é um esporte versátil, que oferece opções de prática...
Read More