Publicado junho 17, 2022

A escalada é um esporte interessante e atrativo. Quando vemos alguém escalando com fluidez em um paredão, é normal ter vontade de conseguir praticar assim também, e se inspirar a tentar. Mas como todo esporte, é preciso se preparar e vivenciar um processo de evolução, que muitas vezes começa do zero.

Hoje trouxemos algumas dicas importantes para começar sua jornada na escalada, para praticar com segurança e desenvolvendo-se bem.

Procure uma boa academia de escalada indoor 

Um lugar com bons instrutores e equipamentos de qualidade vai te proporcionar um começo seguro na prática.Esses profissionais saberão te guiar entre as diferentes dificuldades de muros e rotas à medida que você reconhece e desenvolve suas habilidades.

Alongamento e aquecimento sempre

Antes de começar qualquer prática de esporte é muito importante alongar e aquecer o corpo, e não poderia ser diferente na escalada. As subidas exigem muito de diversos grupos musculares do corpo, e quanto mais alongado e preparado para a atividade ele estiver, melhor.

Trabalhe o condicionamento físico

Se for possível, complemente a prática da escalada com outras atividades físicas que ajudem a melhorar o seu condicionamento, ou seja, a resistência, força e flexibilidade do corpo, como academia, corrida ou outras atividades que preferir. Isso vai fazer muita diferença no seu desenvolvimento na escalada.  

Preserve sua integridade

Ninguém é perfeito e todos podem ter limitações físicas. Saiba reconhecer as suas e não forçá-las, para não correr o risco de se machucar e precisar se afastar da prática. Procure trabalhar nessas limitações confiando na orientação dos instrutores e praticando com constância e paciência.

Viva o processo e divirta-se!

Não se cobre demais se não conseguir cumprir as rotas de primeira. Entenda que o corpo tem um tempo de adaptação ao exercício, e que você vai aprender mais se seguir praticando, principalmente com instruções profissionais. Ah, e não deixe de se divertir, para que o processo seja bom de vivenciar.

Comentários 0

Esses artigos também podem te interessar: