A escalada é um esporte que tem uma série de...
Read More
A escalada é uma prática que acompanha o ser humano desde os primórdios, e era de se esperar que, logo ao ser considerada um esporte e ter competições próprias e oficiais, ali em meados dos anos 80, fosse considerada também como parte da principal competição esportiva do planeta: as Olimpíadas. No entanto, ela só foi entrar para esse rol na última edição dos Jogos Olímpicos, em 2021 em Tóquio. Vamos explicar por que levou tanto tempo:
Há algumas burocracias no processo de incluir um esporte nas Olimpíadas, e uma delas é o reconhecimento dele pelo COI – Comitê Olímpico Internacional. Ajuda se o esporte tiver uma Federação Internacional que o represente, e a escalada só foi ter sua federação em 2006, a IFSC – International Federation of Sport Climbing (Federação Internacional de Escalada Deportiva, em português).
Mesmo com a Federação estabelecida oficialmente, em 2007 o COI só reconheceu a escalada como esporte parcialmente. E mais: o reconhecimento do Comitê não garante que o esporte entrará de fato para os Jogos Olímpicos. Há ainda outros requisitos a cumprir, e um deles é a comprovação da popularidade da prática pelo mundo.
Para tal, há uma outra regra: É obrigatório que homens de ao menos 75 países em 4 continentes e mulheres de 40 países em 3 continentes pratiquem frequentemente a modalidade. Quanta exigência, né?
Bom, a comprovação desses dados só aconteceu em 2010, com reconhecimento total da IFSC e da escalada pelo COI. E o próximo passo dessa jornada rumo as Olimpíadas seria passar pelo filtro do COI que define quais modalidades entram para a competição global. A primeira tentativa foi em 2011, quando a escalada esteve em uma lista de esportes com potencial olímpico. Mas outro esporte acabou entrando no lugar da escalada: a luta greco-romana.
Foi só em 2015, e graças à criação de um programa de adição de eventos pelo COI, que foi aprovada em uma sessão deliberativa do Comitê, ocorrida no Rio de Janeiro, a inclusão da escalada esportiva nos Jogos de Tóquio.
Ufa, tão difícil quanto escalar um paredão gigantesco. E ainda não dá pra escalada descansar no quadro das Olimpíadas, pois ela não entrou nele como permanente. Sua classificação para o próximo depende da audiência que teve nos últimos Jogos. Tudo indica que esse saldo foi positivo para a escalada, mas ainda não há confirmação de que estará mesmo nas Olimpíadas de Paris em 2026. Se depender da gente, vai sim, pois vamos acompanhar tudo e torcer pra ter Brasil entre os atletas!
Esses artigos também podem te interessar:
Como começar a praticar escalada?
A escalada é um esporte interessante e atrativo. Quando vemos...
Read MorePreste atenção! No que ficar atento durante a escalada?
Você pensa que a prática da escalada só requer força?...
Read MoreAs vantagens da escalada indoor
A escalada, especialmente sua modalidade indoor, é um esporte que...
Read More